Equipe

Audiodescritora – Roteirista e Locutora
O profissional roteirista de audiodescrição é responsável por produzir o texto que traduz o conteúdo visual e o locutor, por transformar o texto em material sonoro.
Nicole Somera é uma mulher com deficiência física e 20 anos de experiência em pesquisa e produção de cultura e entretenimento acessíveis.
Criou o Canal e projeto “Bengala Atômica“, focado em trazer acessibilidade ao universo dos games.
É audiodescritora (roteirista e locutora em audiodescrição) formada pela ETC Filmes e Imagem Acessível, e hoje produz conteúdos com audiodescrição na área de games.
Também é Mestra em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), cujo trabalho se tornou o livro “O artista com deficiência no Brasil”, pela Editora Appris.
Desde 2017 produz óperas com recursos de acessibilidade pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Consultor Validador de Audiodescrição
O profissional consultor validador de audiodescrição é uma pessoa com deficiência visual, formada em audiodescrição, que avalia e garante que o material de audiodescrição produzido pelo roteirista é, de fato, acessível.
Sidney Vicente de Andrade, de Campina Grande, Paraíba. Graduado em Comunicação Social e Mestre em Literatura Comparada. Experiência em produção de conteúdo sobre cultura pop, cinema, TV e literatura, bem como RPGs de mesa.
Consultor Validador de Audiodescrição formado pela Imagem Acessível, com foco em audiodescrição de vídeo-games e outros conteúdos interativos.
Ativista contra o Capacitismo, também produzindo conteúdos sobre temas como acessibilidade, deficiência visual, bem como conteúdo acerca de sexualidade e vivências LGBTQIAP+.
Atuação no campo da transcrição, tendo coordenado um projeto colaborativo que transcreveu voluntariamente as 3 primeiras temporadas do Podcast Projeto Humanos.
