Equipe

Equipe

NICOLE SOMERA
AudiodescritoraRoteirista e Locutora

O profissional roteirista de audiodescrição é responsável por produzir o texto que traduz o conteúdo visual e o locutor, por transformar o texto em material sonoro.
Nicole Somera é uma mulher com deficiência física e 20 anos de experiência em pesquisa e produção de cultura e entretenimento acessíveis.
Criou o Canal e projeto “Bengala Atômica“, focado em trazer acessibilidade ao universo dos games.
É audiodescritora (roteirista e locutora em audiodescrição) formada pela ETC Filmes e Imagem Acessível, e hoje produz conteúdos com audiodescrição na área de games.
Também é Mestra em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), cujo trabalho se tornou o livro “O artista com deficiência no Brasil”, pela Editora Appris.
Desde 2017 produz óperas com recursos de acessibilidade pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Foto do rosto de Sidney Andrade, em um círculo de fundo preto. A foto tem contorno em degradê do amarelo ao laranja.
Sidney é um homem com cerca de 35 anos, pele bege clara e cabelos castanho claro. Ele tem testa ampla e rosto redondo. Seu nariz grande de ponta afinada e seus lábios são finos e rosados. Ele tem barba curta e bigode mais destacado, que se une à barba pelas laterais de seu queixo redondo. 
Usa óculos escuros arredondados, com armação dupla no nariz, camiseta cinza e tem a cabeça levemente inclinada para o ombro esquerdo e levantado.
SIDNEY ANDRADE
Consultor Validador de Audiodescrição

O profissional consultor validador de audiodescrição é uma pessoa com deficiência visual, formada em audiodescrição, que avalia e garante que o material de audiodescrição produzido pelo roteirista é, de fato, acessível.
Sidney Vicente de Andrade, de Campina Grande, Paraíba. Graduado em Comunicação Social e Mestre em Literatura Comparada. Experiência em produção de conteúdo sobre cultura pop, cinema, TV e literatura, bem como RPGs de mesa.
Consultor Validador de Audiodescrição formado pela Imagem Acessível, com foco em audiodescrição de vídeo-games e outros conteúdos interativos.
Ativista contra o Capacitismo, também produzindo conteúdos sobre temas como acessibilidade, deficiência visual, bem como conteúdo acerca de sexualidade e vivências LGBTQIAP+.
Atuação no campo da transcrição, tendo coordenado um projeto colaborativo que transcreveu voluntariamente as 3 primeiras temporadas do Podcast Projeto Humanos.